Design

Construção sustentável e luxo despojado por Andrea Schettino

Por  | 

Em meio à beleza do Cerrado, a Capim do Mato Pousada & Spa by L’Occitane tem como identidade a valorização da brasilidade e da natureza. As características estão presentes na construção sustentável, arquitetura e decoração. Projetado pela arquiteta mineira Andrea Schettino, o espaço equilibra simplicidade, estilo e bom gosto, no conceito “luxo despojado”. Há 90 quilômetros de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a Capim do Mato está localizada em um dos principais atrativos turísticos do Estado, o Parque Nacional da Serra do Cipó.

Ambiente Spa

ambiente_spa2

A pousada e o Spa estão em uma área preservada de aproximadamente 3,5 hectares. Na construção, os ambientes foram adaptados ao relevo de forma delicada, para proporcionar uma relação perfeita entre o interior e os elementos da natureza.

A preservação e a sustentabilidade estão sempre presentes. As madeiras utilizadas são ora de reflorestamento, ora biosintéticas. A partir de um estudo de conforto ambiente realizado para o projeto, a opção foi por um eco telhado, sistema de aquecimento solar, ar condicionado inteligente e iluminação natural. Seguindo essa premissa, os materiais foram transportados por homens até a área da construção do Spa e Bangalôs, sem o auxílio de qualquer maquinário que pudesse poluir ou devastar o ambiente.

Ambiente Spa

ambiente_spa3

ambiente_spa4

ambiente_spa5

ambiente_spa6

ambiente_spa7

 

Na decoração, um forte acento brasileiro valoriza a arte indígena remetendo a culturas de origem. As máscaras de Fernanda Velo e arte em cabaças de Gina Celeghini, decoram os ambientes que refletem leveza e proporcionam momentos de absoluto conforto.

O espaço ainda conta com piscina climatizada de borda infinita e suspensa ao ar livre, salas para banhos de imersão em ofurô e hidromassagem, deck com chaises, salas para o repouso, vestiários, e uma boutique L’Occitane para os que quiserem levar as fragrâncias e produtos utilizados durante os tratamentos para a casa.

No paisagismo a opção foi manter a natureza intacta, valorizando principalmente o capim predominante na região. “O capim e a alfazema são únicos, possuem uma textura e cores que encantam a todos. Essa beleza natural esplêndida é nossa forte aliada para promovermos os momentos de descanso e revitalização que os turistas tanto buscam”, ressalta o sócio-proprietário Moreno Belisário.

Soluções sustentáveis adotadas:

Práticas para reduzir o consumo de energia:
• Luminárias de LED e lâmpadas fluorescentes.
• Implantação de sistema de ar condicionado eficiente e de controle individualizado, possibilitando uma economia de energia de 44% em relação aos modelos convencionais. Ajuste individual das máquinas nas salas.

Práticas para reduzir o consumo da água:
• Instalação de equipamentos economizadores nos vestiários de funcionários e clientes, como as válvulas de descarga com duplo fluxo.

Práticas para otimizar a gestão do resíduo:
• Utilização de lençóis e toalhas de tecido, evitando o uso de materiais descartáveis – reduzindo a produção de resíduos.
• Reciclagem das embalagens plásticas, depois de esgotado o ciclo de reutilização.
• Reciclagem de embalagens não reutilizáveis (papel, papelão).
• Coleta seletiva e envio para reciclagem de papel e papelão, lixo seco e úmido, pilhas e baterias.
• Reciclagem de lâmpadas fluorescentes.

Práticas para proporcionar conforto aos usuários:
• O ar condicionado é movido a gás ecológico deixando o ar mais puro e o ambiente mais saudável.
• Prioridade para a iluminação natural.
• Implantação de projeto paisagístico integrado ao edifício e ao entorno.

Sobre a Pousada Capim do Mato

Com personalidade individual e distinta de uma Pousada Boutique, a Capim do Mato mistura elegância e estilo, valorizando a arte brasileira e o design. Um projeto orgânico, com ênfase no luxo simples, casual e despretensioso, combinando conforto com a sofisticação descompromissada. A pousada que já funciona há oito anos e possui prêmios de arquitetura, Olga Krell de Decoração e o Deca Interiores, foi também cenário da gravação do clipe da música “Eu sem você”, da cantora e compositora Paula Fernandes.Com nove acomodações, entre elas bangalôs de luxo, chalés e apartamentos a Pousada conta também com duas piscinas, uma sauna e espaços com chaises para descanso.

pousada1

pousada2

O Spa, que é exclusivo em parceria com a L’Occitane em Minas Gerais foi inaugurado em 2013, oferece um mix de serviços de bem estar especializados com tratamentos corporais e faciais, hidroterapias e aromacologia (terapias por meio dos aromas), a partir de protocolos praticados pela multinacional francesa em alguns dos melhores hotéis e Spas do mundo.

pousada1

pousada2

 

Sobre a L’Occitane en Provence
Fundada em 1976, na região da Provence, França, a L’Occitane en Provence é pioneira no uso de óleos essenciais naturais e de manteiga de karité como base para a elaboração de cosméticos. Presente em mais de 85 países com cerca de duas mil lojas, a companhia chegou ao Brasil em 1995 e hoje tem mais de 90 lojas no país. O portfólio inclui linhas de produtos para cuidados faciais, corporais, perfumes e produtos para a casa.

Assessora de imprensa
Ture Comunicação