A Galeria de arte contemporânea com foco sustentável é o novo espaço de arte cem São Paulo com foco sustentável, a Galeria Nicoli dando preferência a obras com preocupação ambiental em seu suporte, para isso conta com uma tecnologia inédita para autenticar obras e adota ações para democratizar a arte

A galeria será inaugurada dia 18 de agosto pelos sócios os irmãos Mário e Carla Nicoli na Rua Peixoto Gomide, nos Jardins. O espaço nasce com a proposta de se diferenciar a partir de iniciativas para a democratização das artes e o foco em sustentabilidade ambiental, que se estende às obras expostas.

A mostra inaugural, intitulada “Do Concreto ao Pop”, traz consigo a pluralidade que a Nicoli crava como sua marca. A exposição reúne cerca de 80 0bras, entre pinturas, fotografias, e criações multilinguagem com abordagens que vão desde pop art, body art e street art até arte moderna concretista. Também ocupam espaço nobre os objetos de design, que ali têm seu status de arte reconhecido.

galeria-nicoli

Em-uma-sociedade-de-clones-acordar-e-preciso-art-by-Thiago-Costackz galeria_nicoli-marcio_sallowicz-fachada_da_paixao IMG_2427

IMG_2886

Dentre os artistas visuais representados pela Galeria Nicoli e que compõe a exposição estão Thiago Cóstackz, que trabalha com várias linguagens e suportes, a escultora Renata Barcelos, a pintora Helô Alcantara Machado, além dos fotógrafos Márcio Sallowicz e William Baglione.  No design, estão expostas obras de Leo Capote e Marcelo Stefanovicz (atelier Outra Oficina), Antonia Almeida e Fábio Esteves (80e8), Daniela Scorza e Caio de Medeiros (Estúdio Manus).

A preferência por materiais sustentáveis como madeiras de telas, tecidos, tintas e vernizes certificados, práticas já correntes na obra de artistas como Thiago Cóstackz, ou o reuso de matérias-primas em peças de design de Leo Capote e Marcelo Stefanovicz, exemplificam um dos pilares da galeria.

Carla e Mário Nicoli

Carla e Mário Nicoli

“Seremos uma galeria de portas abertas, literalmente”, diz a sócia Carla Nicoli. Ela refere-se à política adotada desde já pela Galeria Nicoli, de receber as mais diferentes linguagens da arte contemporânea e de ser um espaço acolhedor, onde é possível entrar para ver uma exposição, adquirir obras de arte ou apenas tomar um café (um ambiente intimista com mesa e banquetas foi montado logo na entrada da galeria).

“E o mais importante, as portas abertas se estendem também aos novos artistas; mesmo aqueles que nunca expuseram poderão submeter seu trabalho à análise do conselho curatorial”, diz Carla, lembrando ainda que outra questão à qual a galeria está atenta é na oferta de arte a preços acessíveis, como por exemplo, obras impressas e seriadas.

Galeria Nicoli
Inauguração: 18 de agosto de 2015, a partir das 18h
Exposição “Do Concreto ao Pop”: de 19 de Agosto até 14 de Outubro
De segunda a sexta, das 10h30 às 18h30
Aos sábados, das 12h às 17h
Rua Peixoto Gomide, 1.736, Jardim Paulista
Tel.: (11) 3062-7430
www.galerianicoli.com.br