Para se inspirar como reformar a casa veja o projeto assinado pelo escritório Tria Arquitetura, que tem à frente as arquitetas Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida.

O projeto Casa Moema, em São Paulo, buscou preservar o projeto original da década de 70, mas conferir um ar mais contemporâneo a partir de modificações para o uso dos novos moradores.

Ideia para reformar a casa por Tria Arquitetura

reformar a casa

reformar casa pequena

Quando o jovem casal procurou o escritório para reformar a casa, construída em um terreno de 120m2, tinham como anseio manter, de alguma forma, a memória da casa e aproveitar as estruturas existentes.

“Mantivemos a estrutura original de sala, cozinha e quartos que funcionavam bem para o modo de vida do casal, mas todos os ambientes tiveram seus vãos de portas aumentados para que entrasse mais iluminação e ventilação natural”, explica a arquiteta Sarah Bonanno.

O fundo da casa foi a área que mais sofreu mudanças: o quarto do fundo existente foi demolido e deu espaço a uma área de churrasqueira coberta com lavabo e área de serviço e a casa ganhou, ainda, uma área de estar externa com jardim.

churrasqueiro reforma

reforma casa

Segundo Marina Cardoso de Almeida, para integrar a churrasqueira e trazer mais verde à área interna da casa, buscou-se criar um pano de vidro na cozinha que também é a sala de jantar.

“Dessa forma, logo ao entrar na casa, nota-se o jardim aos fundos da casa e os ambientes ganham amplitude”, diz a sócia do Tria Arquitetura.

O elemento que une todos os ambientes e mantém a memória da casa é o tijolo original que, ao ser descascado em toda a sua extensão, expõe um pouco da história da casa com os antigos caminhos dos conduítes e a idade da construção.

No pavimento superior, foi criado um banheiro para o segundo dormitório e o dormitório principal virou uma suíte.

reforma cozinha

reforma sobrado

casa linda reforma

cozinha reforma

quarto decorado

casa linda reforma

A laje de cobertura do pavimento inferior se transformou em uma pequena varanda privativa.

Exceto pelotijolo que foi mantido, todos os revestimentos de piso, parede e caixilhos foram substituídos, trazendo identidade e contemporaneidade à casa.

Ficha técnica:
Local: São Paulo, SP
Data início do projeto: junho de 2014
Data de conclusão da obra: junho de 2015
Área do terreno: 120m²
Área construída: 115m²
Projeto de Arquitetura e Interiores: Tria Arquitetura
Fotos: Julia Ribeiro
Marcenaria: JHC Marcenaria
Fornecedores: Pedracor, Arquitetura da Luz