Quem ama ilustração editorial ou publicitária e pretende seguir essa carreira, pode conferir nesta entrevista o processo de trabalho do ilustrador Guira, como o tempo dedicado, onde estudou e quanto tempo leva para fazer uma ilustração.

Importante, como em toda profissão você precisa ficar de olho na tendência do mercado de trabalho, estudar em escolas, onde você pode ter acesso às informações valiosas de como e quanto cobrar pelo seu trabalho, além aprender novas técnicas até desenvolver seu estilo próprio.

O ilustrador paulistano Guilherme Aranega, mais conhecido como Guira, é designer gráfico formado pelas Belas Artes de SP e se dedica hoje em dia a ilustração editorial e publicitária.

Já desenvolveu ilustrações publicitárias para diversas marcas como Brahma, BRF, Intel, Johnson & Johnson, Sony e Trident. Seu trabalho também já foi publicado por grandes editoras como a Abril, New Content e pela MilkX de Hong Kong.

Quanto tempo se dedica a ilustração?

Quando eu tinha 18 anos, tive a sorte de pegar um estágio como ilustrador numa empresa que criava e-learnings para grandes clientes. Como primeira experiência, não poderia ter sido melhor. Foi onde aprendi a criar ilustrações digitais com Illustrator e Photoshop. Além disso, minha chefe também era muito dedicada e me auxiliou muito nesse aprendizado. Hoje, com 26 anos, vejo o quanto meu trabalho evoluiu nesses 8 anos, e fico feliz em ver as pessoas identificando ilustrações minhas – acho que com a prática você vai marcando sua identidade, experimentando novas técnicas digitais ou manuais, no meu caso acredito que estou me tornando um ilustrador ainda mais versátil.

Quais cursos você fez e pretende fazer?

Recentemente fiz o curso de modelagem 3D em ZBrush, na Axis School da Av. Paulista, com meu sócio. Tirando a faculdade, foi o primeiro curso técnico que já fiz. Infelizmente, em função do volume de trabalhos no estúdio, não consegui aproveitar o curso e modelar meu personagem em casa. Pretendo praticar ZBrush nos próximos anos, principalmente para expandir as possibilidades das minhas criações.

Qual o tempo médio para criar uma ilustração publicitária e editorial?

Depende muito do briefing e do traço da ilustração. Como tenho mais prática no Illustrator, crio com mais agilidade quando a ilustração é vetorial. Ultimamente, tenho finalizado diretamente no Photoshop, testando alguns brushes para explorar novos estilos de finalização.

Como é seu processo de trabalho?

Geralmente, para um traço mais cartoon, faço o rafe/sketch da ilustração direto na Wacom Cintiq. Faço todo o ‘linework’ com uma única cor, depois uso manchas para marcar as áreas escuras. Satisfeito com essa etapa, começo a colorização. Costumo usar a paleta de cores reduzida – assim tenho o controle das luzes, tons médios e sombras.

Confira abaixo algumas das ilustrações do Guira:

Ilustração Sushiman

Ilustração trident

ilustração editorial

Arte Estoque

ilustração publicitária Cell Lep

Mural all-type from Estúdio Rufus on Vimeo.

Veja mais trabalho no site Guira