Inovação

NVIDIA lança o primeiro supercomputador de deep learning do mundo

Por  | 

O NVIDIA DGX-1 fornece taxa de transferência de aprendizado profundo de 250 servidores para atender às enormes exigências computacionais da inteligência artificial.

A NVIDIA apresentou hoje o NVIDIA® DGX-1™, o primeiro supercomputador de aprendizado profundo do mundo para atender às exigências computacionais ilimitadas da inteligência artificial.

NVIDIA DGX 1
O NVIDIA DGX-1 é o primeiro sistema desenvolvido especificamente para deep learning — ele vem totalmente integrado com hardware, software de aprendizado profundo e ferramentas de desenvolvimento para oferecer rapidez e facilidade na implementação. É um sistema completo que contém uma nova geração de aceleradores de placas de vídeo, fornecendo uma taxa de transferência equivalente a de 250 servidores x86.1.

O sistema de aprendizado profundo DGX-1 permite que pesquisadores e cientistas de dados utilizem o poder da computação acelerada por placas de vídeo para criar uma nova classe de máquinas inteligentes que aprendem, veem e percebem o mundo do mesmo modo dos humanos. Ele proporciona níveis sem precedentes de poder computacional para motivar aplicativos de IA de última geração, permitindo que pesquisadores reduzam drasticamente o tempo para treinar redes neurais profundas mais sofisticadas.

A NVIDIA desenvolveu o DGX-1 para que um novo modelo de computação potencialize a revolução da IA que está se expandindo pela ciência, por empresas e, cada vez mais, por todos os aspectos da vida cotidiana. As redes neurais estão levando a um novo tipo de software criado com enormes volumes de dados que exigem níveis consideravelmente mais altos de desempenho computacional.

NVIDIA DGX 1 inteligencia artificial
“A inteligência artificial é o avanço tecnológico mais abrangente em nossas vidas”, diz Jen-Hsun Huang, CEO e cofundador da NVIDIA. “Ela apresenta mudanças em cada setor, cada empresa, em tudo. Ela abrirá mercados para beneficiar a todos. Os cientistas de dados e pesquisadores de IA hoje gastam muito tempo em soluções caseiras de computação de alto desempenho. O DGX-1 é fácil de implementar e foi criado com um objetivo: desvendar os poderes das capacidades super-humanas e aplicá-los a problemas que antes não podiam ser resolvidos.”

Habilitado por cinco avanços

O sistema de aprendizado profundo NVIDIA DGX-1 foi desenvolvido com base nas placas de vídeo NVIDIA Tesla® P100, fundamentado na nova arquitetura de placas de vídeo NVIDIA Pascal™. Ele fornece a taxa de transferência de 250 servidores baseados em CPU, redes, cabos e racks, tudo em um único pacote.

O DGX-1 apresenta quatro outras tecnologias inovadoras que aumentam o desempenho e a facilidade de uso. Entre elas, estão a interconexão de alta velocidade NVIDIA NVLink™ para proporcionar máxima escalabilidade de aplicativos; a tecnologia de fabricação FinFET de 16 nm para oferecer economia de energia sem precedentes; Chip on Wafer on Substrate (CoWoS) com HBM2 para cargas de trabalho de big data; e as novas instruções de média precisão para fornecer mais de 21 teraflops de desempenho máximo para aprendizado profundo.

Juntos esses grandes avanços tecnológicos permitem que os sistemas DGX-1 equipados com placas de vídeo Tesla P100 forneçam um treinamento 12x mais rápido em comparação com as soluções baseadas na arquitetura de quatro vias da NVIDIA Maxwell™ de apenas um ano atrás.

A arquitetura Pascal tem suporte sólido do ecossistema de inteligência artificial. “As placas de vídeo da NVIDIA estão acelerando o progresso da IA. À medida que as redes neurais ficam maiores, precisamos não somente de placas de vídeo mais rápidas e com mais memória , mas também de uma comunicação mais rápida entre placas de vídeo, bem como hardware que pode aproveitar a aritmética de precisão reduzida. Isso é exatamente o que a Pascal oferece”, relata Yann LeCun, diretor de pesquisa em IA do Facebook.

Andrew Ng, cientista-chefe da Baidu, relatou: “Computadores de IA são como foguetes espaciais: quanto maiores, melhores. A interconexão e a taxa de transferência da Pascal desenvolverão o maior foguete que já vimos”.

“A Microsoft está desenvolvendo super-redes neurais profundas que têm mais de 1.000 camadas”, revela Xuedong Huang, cientista-chefe do Centro de Pesquisa da Microsoft. “A potência impressionante da NVIDIA Tesla P100 permitirá que o CNTK (Computational Network Toolkit) da Microsoft acelere os avanços da IA.

Suíte abrangente de software de aprendizado profundo

O sistema NVIDIA DGX-1 inclui uma suíte completa de software de aprendizado profundo otimizado que permite que os pesquisadores e cientistas de dados treinem as redes neurais profundas e forma rápida e fácil.

NVIDIA DGX-1 deep learning

O software DGX-1 inclui o sistema de treinamento de placas de vídeo de aprendizado profundo da NVIDIA (DIGITS™), um sistema completo e interativo para desenvolvimento de redes neurais profundas (DNN, Deep Neural Networks). Ele também inclui a recém-lançada biblioteca de redes neurais profundas NVIDIA CUDA® (cuDNN) versão 5, uma biblioteca acelerada por GPUs para desenvolvimento de DNNs. Também inclui versões otimizadas de várias estruturas de aprendizado profundo amplamente usadas — Caffe, Theano e Torch. O DGX-1 fornece acesso às ferramentas de gerenciamento de nuvem, atualizações de software e um repositório de aplicativos em contêineres.

Especificações do sistema

As especificações do sistema NVIDIA DGX-1 incluem:

  • Até 170 teraflops de desempenho máximo de média precisão (FP16)
  • Oito aceleradores de placas de vídeo Tesla P100, 16 GB de memória por placa de vídeo
  • Cubo de malha híbrido NVLink
  • Cache DL SSD de 7 TB
  • Rede dual de 10 GbE com 100 Gb Quad InfiniBand
  • 3U – 3.200 W

Os serviços de suporte opcionais do NVIDIA DGX-1 melhoram a produtividade e reduzem o tempo de inatividade em sistemas de produção. O suporte a hardware e software permite o acesso à expertise em aprendizado profundo da NVIDIA e inclui serviços de gerenciamento em nuvem, upgrades e atualizações de software e prioridade na solução de problemas críticos. Para obter mais informações, visite www.nvidia.com/page/support/dgx1-support.

Disponibilidade

A disponibilidade para o público em geral do sistema de aprendizado profundo NVIDIA DGX-1 nos Estados Unidos será em junho e em outras regiões começará no terceiro trimestre direto da NVIDIA e de integradores de sistemas selecionados.