O Passeio Guiado em SP: Roteiro de um poeta em São Paulo será em comemoração do aniversário de 461 anos da cidade de São Paulo, dia 25, das 9h30 às 14h30, a Casa Guilherme de Almeida – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – promoverá o passeio “Roteiro de um poeta em São Paulo”, que sairá do museu, localizado no Pacaembu, em direção ao centro da cidade. Durante todo o trajeto haverá o acompanhamento com explicações do guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho e da equipe do Núcleo de Ação Educativa do museu-casa.

Casa_guilherme_de_almeida-(206)_Foto-Elias-Gomes

Inspirado em “Meu roteiro sentimental da cidade de São Paulo” (texto de Guilherme de Almeida, de 1967), o passeio terá início com uma visita orientada à casa onde o poeta viveu.

Logo depois, os participantes caminharão até a Estação Sumaré do Metrô, próxima ao museu, para seguirem até a Estação República, no centro, onde serão visitados locais entre a Praça da República e a Praça da Sé, ligados à memória e à trajetória de Guilherme de Almeida (1890 – 1969), como sua formação no Largo de São Francisco, sua atuação na Semana de Arte Moderna de 1922, seu trabalho jornalístico na Folha da Manhã etc.

Encontro-Peripatético-01-(Divulgação)

Encontro-Peripatético-02-(Divulgação)

O final do encontro será no restaurante Cama & Café São Paulo, instalado em um antigo casarão (Rua Roberto Simonsen, n° 79), na Sé, onde haverá um almoço elaborado com base em um menu oferecido por Guilherme de Almeida e sua esposa Baby, em sua casa, por ocasião de seu aniversário, em 1962.

Casa-Guilherme-de-Almeida_-(Elias-Gomes)

O passeio faz parte de uma série realizada regularmente pela Casa Guilherme de Almeida, denominada “Encontros Peripatéticos” (atividades baseadas no conceito aristotélico de “ensinar passeando”).

A proposta do Encontro Peripatético do dia 25 é mostrar um pouco da história da capital paulista e, também, da vida do poeta e jornalista Guilherme de Almeida – conhecido por sua profunda relação com a cidade –, em passeio divertido e enriquecedor.

Custo: a participação no Encontro é gratuita; porém, o participante deverá pagar sua passagem de metrô, para o percurso da Casa Guilherme de Almeida ao centro. No restaurante, o almoço (opcional) tem custo estimado de R$ 45.

Serão disponibilizadas 25 vagas. Para se inscrever é necessário ligar para (11) 3672-1391 ou mandar um e-mail para [email protected]

A Casa Guilherme de Almeida é gerenciada pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Serviço:
Casa Guilherme de Almeida (Museu)
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Artigos Relacionados