Lifestyle

Tipos de café e seus sabores

Por  | 

Brasileiro adora café. Não à toa, a bebida é a segunda mais consumida no País, são diversos tipos de café e sabores para se apreciar.

Tamanha importância na rotina na vida das pessoas fez com que ele ganhasse até uma data comemorativa: 14 de abril, o Dia Internacional do Café.

Benefícios para a saúde

Frequentemente abordado em pesquisas científicas, os tipos de café e seus benefícios para a saúde. Confira alguns deles:

O café melhora o estado de alerta e concentração, segundo pesquisa do Institute for Scientific information on Coffee (ISIC).

O consumo de café (4 xícaras por dia) pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, segundo pesquisa divulgada no American Journal of Epidemiology em 2006.

O café diminui a absorção de glicose (açúcar) no intestino, auxiliando no controle do peso, de acordo com estudo publicado no Jornal de Estudos sobre o Mal de Alzheimer.

Um estudo publicado no jornal Science Daily, em 2012, informou que a ingestão de café pode ajudar as pessoas que sofrem com o mal de Parkinson a controlarem seus  movimentos.

Beber de duas a quatro xícaras por dia de café pode reduzir em até 50% o risco de suicídio em homens e mulheres, de acordo com pesquisa feita pela Harvard School of Public Health.

Segundo o estudo, a bebida auxilia na produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina, considerados os “hormônios da felicidade”.

10 ensinamentos sobre o café coado ou expresso

Os tipos de café com diferentes sabores e aromas, o grão está cheio de curiosidades,  principalmente no seu preparo.

Como aprender nunca é demais, confira abaixo dez ensinamentos da Electrolux sobre a bebida que faz parte da cultural brasileira.

tipos de cafe

Foto: Karl Fredrickson

1. Torra e moagem: a torra do grão deve ser recente para potencializar o sabor, portanto, moer na hora é o mais indicado. A dica é comprar o grão em pequenas quantidades para consumi-lo o mais fresco possível.

2. Na cafeteira elétrica: em geral, o ideal são cerca de seis a oito colheres (sopa) de café para um litro de água, o que varia com a preferência de cada um.

3. Validade: após torrado e moído, o café perde rapidamente a cremosidade e o sabor. Quando embalado e armazenado adequadamente, conserva as características por um período de até quatro meses após sua fabricação.

4. A água: deve ser fresca e pura. Prefira filtrada ou mineral, para evitar a adição de produtos que possam alterar o sabor do café, como flúor ou cloro. “A Cafeteira Expressionist CMP60 da Electrolux possui o filtro de água especial de carvão ativo PureAdvantage™ que torna a água mais pura, proporcionando um sabor especial ao café”, afirma Flamarion Pirtouscheg, gerente de produtos da marca.

5. O frescor da bebida: 20 minutos após o preparo, o cafezinho começa a oxidar, deixando o gosto levemente amargo.

6. Dispense o café antigo: jamais misture a bebida já preparada sobre o pó (novo) para renová-la. O café ficará áspero e amargo.

7. Embalagem: ela preserva o máximo do sabor e frescor do café. As mais adequadas são a vácuo, que impedem que o pó sofra alteração ou perca o aroma.

8. Como armazenar em casa: o café é um produto extremamente perecível e sensível ao oxigênio, à luz e às altas temperaturas. A melhor forma de conservá-lo, seja em grãos ou moído, é mantê-lo no próprio pacote e armazená-lo em local fresco, para que seus ricos óleos e aromas não sejam perdido instantaneamente.

9. Café gourmet: para os amantes, prefira o grão tipo Arábica, considerado uma das melhores opções. Maior e mais maduro, produz bebidas saborosas. Fique atento aos grãos pequenos, com defeitos ou esverdeados. Eles favorecem uma bebida de qualidade inferior, que pode ter característica azeda ou amarga.

10. Curiosidade: o café coado apresenta um teor de cafeína mais alto que o expresso. Isso porque a água fica por mais tempo em contato com o café quando coado, extraindo mais cafeína.

Tipos de café e sabores

Existem diversos tipos de café, dentre eles os grãos cultivados no Brasil, Timor, Angola e Colômbia, proporcionando ao consumidor brasileiro uma experiência sensorial completa e única, confira novos sabores que a Delta Cafés traz para o Brasil:

Angola – Um blend personalizado, resultado da seleção dos melhores cafés de Angola, dá origem a uma bebida cheia de caráter e robustez, com matizes destas terras e finas notas de alma africana.

Colômbia – Um blend originário do paraíso da biodiversidade que produz o Colômbia Excelso, cuja personalidade se traduz numa bebida suave e aveludada, com ligeiras notas cítricas, inspirada pela paixão e dedicação à cultura do café.

Timor – Um blend harmonioso, composto por um dos mais afamados cafés do mundo, dá origem a uma bebida exótica, com traços doces de chocolate e especiarias, perfumada
com a alegria deste povo.

Brasil – Um blend perfumado e tropical, apurado a partir dos melhores grãos desta origem, resulta numa bebida requintada e suave, ritmada pelo aroma doce e frutado do
calor brasileiro.

Tipos de cafeteiras

Cafeteira Expressionist CMP60: para um café mais puro

Cafeteira Expressionist CMP60
Excelente para quem aprecia café gourmet. Com jarra térmica, painel em LCD HighContrast™ e função programável, permite programar o café com até 24 horas de antecedência.

Para os paladares mais refinados, possui a tecnologia de preparação ProBrew™ e o sistema AromaStrength™, que regulam a intensidade da bebida de acordo com o gosto de cada um.

Além disso, possui filtro de água de carvão ativo PureAdvantage™ (proporciona um café de aroma envolvente, mais saboroso e puro).

Cafeteira Electrolux Love Your Day Preta para Cafe em Pó: praticidade e sabor

Cafeteira Electrolux Ove Your Day Preta
Com design moderno possui jarra de vidro refratária resistente ao calor com capacidade total de 1,5 litros, o equivalente a 30 cafezinhos.

Conta com desligamento automático, garantindo mais economia e segurança para o consumidor.

Para evitar sujeira e respingos de café na placa aquecedora, o produto tem sistema corta pingos, que garante mais autonomia ao servir a bebida, pois pausa o preparo de café caso o consumidor queira experimentá-lo antes.

Possui indicador do nível de água transparente, suporte para filtro removível e local para armazenar cabo elétrico (prática até para guardar).